COMO IDENTIFICAR UMA BRIÓFITA?
Nesta pagina disponibilizamos uma chave para os Grupos Morfológicos de Briófitas, eles correspondem as morfologias mais facilmente reconhecíveis, e tentamos incluir características fáceis de visualizar.
As chaves utilizam terminologia específica para briófitas e a maioria está definida e algumas vezes ilustrada no Glossarium Polyglotum Bryologia (cuja versão em Português está disponível on line pelo TROPICOS).
Em cada grupo listado abaixo está disponível a chave para todos os gêneros ocorrentes no Brasil, indicando a espécie nos gêneros mono específicos.
Os grupos morfológicos são estes:
Antóceros
(chave
de gêneros)
Hepáticas
Folhosas (chave de gêneros)
Plagiochila (em conjunto com Aline M. de Souza).
Hepáticas Folhosas Lejeuneaceae (chave de gêneros)
Hepáticas
Talosas Complexas (chave de gêneros)
Riccia (em conjunto com Danilo S. Gissi)
Hepáticas
Talosas Simples (chave de gêneros)
Musgos
Acrocárpicos (chave de gêneros)
Brachymenium (de autoria de Bianca K. Canestraro)
Bryum (de autoria de Bianca K. Canestraro)
Campylopus (em conjunto com Dimas M. do Carmo)
Fissidens (em conjunto com Juçara Bordin)
Musgos
Pleurocárpicos (chave de gêneros)
Musgos
Sphagnaceae
Boa tarde! Gostaria de parabenizar a equipe pela iniciativa, acredito ser de importante valor para a comunidade científica, principalmente para nós, briólogos. Gostaria de aproveitar e fazer uma pequena ressalva, na família Sematophyllaceae está faltando citar os gêneros Brittonodoxa e Vitalia. E a depender da classificação que estão seguindo, indicar o gênero Microcalpe para o antigo Sematophyllum subsimplex.
ResponderExcluirAbraços!
Hola a todos (as), quiero felicitarlos por tan buen trabajo, en verdad es una herramienta muy útil para identificar briófitos. Últimamente la he usado con mis alumnos de graduación y les ha gustado bastante por ser didáctica y fácil de usar. Les agradezco mucho por disponibilizarla.
ResponderExcluirAbrazos!